Planejamento Anual
Assumiu a direção do clube e agora precisa montar o seu planejamento estratégico e anual? Vamos tentar dar uma força aos diretores na elaboração do PLANEJAMENTO com este artigo. Vale ressaltar que sem o planejamento fica difícil de cumprir todos os requisitos que são pedidos na agenda e no ranking dos desbravadores, sem contar nos inúmeros desafios relacionados a infraestrutura e equipe. Costumo dizer que assumir a direção do clube e mantê-lo funcionando por um ano é uma coisa, agora assumir a direção do clube, fazê-lo crescer e mantê-lo vivo pelos anos seguintes é outra situação completamente diferente.
Este artigo vai ser bem prático, a ideia e montar um planejamento para quem não tem experiência com planejamentos [objetivos, metas, financeiros, planos e outros]. Siga as orientações abaixo, e quando terminar de ler este artigo você já vai estar com o seu PLANEJAMENTO pronto.
Se você já fez o Download do Arquivo, deixe o documento aberto em outra janela. Para simplificar, vou dividir a explicação em 9 partes. A cada parte que você for lendo, já vai preenchendo o com as informações apresentadas.
Vamos nessa.
Parte 1 – Objetivos: Quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve. Para iniciar o seu planejamento estratégico primeiro responda. O que você quer fazer para o seu clube este ano?
Você pode responder de forma simples como os exemplos abaixo.
01 – “Eu quero participar do campori de desbravadores”
02 – “Eu quero ter um clube com 30 desbravadores”
03 – “Eu quero conseguir todos os materiais de cozinha do meu clube”
04 – “Eu quero chegar ao topo do ranking”
05 – “Eu quero…eu quero…eu quero…eu quero…”
Vá escrevendo todas as ações que você quer realizar este ano, faça isso pensando nas principais atividades que você pretende alcançar. Depois de escrever todos os “eu quero”, você precisa mudar o texto pra digitar no planejamento, essa mudança é bem simples, você vai mudar o eu quero por um verbo que mais se adeque a frase. Usando o exemplo acima, os seus “eu quero” podem ficar mais ou menos assim:
01 – “Participar do campori de desbravadores”
02 – “Manter o clube com 30 desbravadores”
03 – “Investir em materiais de cozinha do meu clube”
04 – “Chegar ao topo do ranking”
05 – “Conquistar..realizar…participar..BATIZAR..Desenvolver..”
Recomendo de 05 a 08 objetivos.
Feito isso, vá lá no arquivo que você baixou e preencha o campo PARTE 1 – Objetivos.
Parte 2 – Metas: Quer saber se seu ano foi produtivo? Então estabeleça e alcance as suas metas, alguns autores acharam redundante repetir objetivos em metas, mas a ideia não é copiar os objetivos mas transforma-los em itens que possam ser mensurados. Então crie suas metas de forma que possam ser mensuráveis.
Exemplos:
01 – Batizar 10 desbravadores
02- Participar com 20 pessoas do concurso de ordem unida
03 – Comprar fogão e freezer e barracas padronizadas.
04 – Alcançar o topo do ranking.
Recomendo de 05 a 08 metas bem pensadas.
O ideal é pensar com cuidado quais as metas você vai estipular, pois a sua meta será cumprir as suas metas.
Já sabe né? vai lá no documento e preencha o PARTE 2 – Metas.
Parte 3 – Equipe : Um bom planejamento deixa claro quem são as pessoas que vão fazer parte da sua equipe e quais são as suas responsabilidades. Então divida a sua equipe conforme os cargos disponíveis em seu clube. Todos acima de 16 anos tem de ocupar um cargo em seu clube, observe os critérios do MANUAL ADMINISTRATIVO e não vá distribuindo cargos sem dar uma olhadinha antes no manual. Alguns cargos são nomeados pela comissão da igreja, outros a diretoria pode escolher: Os principais cargos são: Diretor(a), Diretores Associados, Capelão(ã), Secretário(a), Tesoureiro(a), Instrutores, Conselheiros, Instrutor de classes e outros. [Sempre passe os nomes escolhidos na comissão de sua igreja].
Preencha a Parte 3 – Equipe.
Parte 4 – Infraestrutura : Nessa parte do seu planejamento, você vai realizar um levantamento de tudo o que seu clube precisa adquirir, aqui cabe uma pesquisa das necessidades e dos preço, ao final você vai descobrir quanto de dinheiro você vai precisar.Exemplos: Barracas, panelas, fogão, freezer, machado, lona, cordas, bandeiras, etc…
Parte 5 – Eventos: Aqui você vai relacionar todos os eventos que o seu clube pretende realizar e participar .Tente estabelecer um prévia de pessoas e dinheiro que será cobrado por participantes. Este item vai ser somado ao volume de dinheiro que você vai precisar no ano. Exemplo.
Item | Evento | Qtde de participantes | R$ Unitário | R$ Total |
01 | Acampamento 1 | 30 | 30,00 | 900,00 |
02 | Inscrição Campori | 30 | 50,00 | 1.500,00 |
03 | Pagamento do campori | 30 | 50,00 | 1.500,00 |
04 | Caminhada 20km | 15 | 15,00 | 225,00 |
4.125,00 |
Parte 6 – Financeiro: O item financeiro é o somativo dos itens infraestrutura e eventos juntamente com outras despesas como uniformes, taxas e por ai vai. O valor total é a quantia de necessária para movimentar o clube no ano corrente. Exemplo:
Item | R$ Unitário | R$ Total | |
01 | Investimento em infraestrutura | 10.000,00 | |
02 | Eventos | 4.125,00 | |
03 | Uniforme A | 3.000,00 | |
04 | Uniforme C | 2.000,00 | |
19.125,00 |
Parte 7 – Levantamento de Recurso: Se vai ter gastos esse dinheiro tem de sair de algum lugar, então a pergunta que fica é: De onde vai sair esse dinheiro? Em levantamento de recursos você vai escrever quais são os seus planos para conseguir dinheiro para o seu clube. Tenha boas ideias e as coloque em prática. Exemplos:
01 – Venda de pizzas
02 – Venda de mel
03 – Doações
04 – Mensalidades
Relacione suas principais ideias, e passe para o planejamento com uma data prevista para executar cada ação.
Parte 8 – Plano de ação: O plano de ação consiste em relacionar as principais atividades nas 3 áreas de atuação de um clube: Físico, Mental e Espiritual [leia teoria 33]. Para ficar mais fácil e produtivo, além de definir suas estratégias nas três áreas você também não só pode como deve dar uma olhadinha no ranking e ver quais itens podem ser aproveitados para inserir no plano de ação.
Escolha a forma de plano que melhor se adapte a sua realidade [MENSAL, BIMESTRAL, TRIMESTRAL, SEMESTRAL, ANUAL] depois de decidir como pretende dividir seu plano você vai precisar da Agenda e dos requisitos de classes e especialidades que demandem atividades mais complexas, como uma caminhada por exemplo.
Plano | BIMESTRAL – FEVEREIRO E MARÇO | ||
Item | Espiritual | Conteúdo | Ação |
01 | Lançamento do Ano Bíblico | Dividir o clube em classes | Realizar um caminhada 8 km |
02 | Lançamento do Livro do Ano | Ministrar 2 especialidades | Realizar um programa social na Igreja |
03 | Concurso bíblico do clube | Instrução de nós e amarras | Ensaio de ordem unida |
Parte 9 – Calendário: Neste item, você vai estabelecer as datas em que os eventos do ranking e plano de ação vão acontecer. A cada ação realizada, marque como item realizado. Não esqueça de olhar a agenda do desbravador e a agenda do seu distrital antes de começar a preencher o seu calendário.
Se você seguiu as dicas, certamente está com seu plano anual montadinho e pronto para colocar em prática.
Maranata!