7 Ferramentas para clubes em tempo de CORONAVÍRUS

Com a pandemia do coronavírus é preciso que todos se recolham e mantenham suas atividades suspensas por tempo indeterminado até que o esse momento difícil na história da humanidade passe.

Mas como líderes de desbravadores, o que vamos fazer para não perder o contato com nossos desbravadores e manter as atividades funcionando sem o contato físico por causa do isolamento social?

Neste artigo vou apresentar 7 ferramentas para clubes de desbravadores em tempo de coronavírus.

FacebookGroups

1 – Facebook Groups: é uma ferramenta que lhe ajuda organizar os conteúdos e a organizar a cronologia das publicações. Imagina um WhatsApp aonde todos falam e interagem, em poucos minutos achar uma informação pode ser difícil ou quem chega por último facilmente se perde nas conversas. Por isso essa ferramenta favorece a gestão da informação e possibilita fazer publicações e desafios de forma mais organizada, sem contar que todas as publicações que acontecem nesse ambiente ficam exclusivas aos seus participantes, então você pode abusar da criatividade e das postagem sem se preocupar que o conteúdo vai vazar para a grande massa.

Interação no facebookgroups

Este é um exemplo de como interagir através das redes sociais, dentro de um grupo privado você posta os desafios e pede para os participantes comentarem abaixo. No casso dessa imagem o desafio foi para estudar o requisito sobre as qualidades de um bom amigo e estudar Mateus 7:12, depois de assistir o vídeo que pode ser preparado pela direção do clube você para os participantes comentarem e expor sua opinião. Com isso você pode ir avaliando os requisitos e através de controles internos anotando a conclusão. Você também pode pedir para os desbravadores postarem as respostas ou as atividades realizadas.

Outros exemplos são:

  1. Identificar quais sementes comestíveis estão disponíveis dentro de uma casa sem a necessidade de sair à rua;
  2. Trabalhar com cordas e postar os resultados (fazendo tranças, quadros e outros);
  3. Modelar e esculpir sabão e postar no grupo os resultados obtidos;
  4. Promover artesanato com EVA ou ORIGAMI. Geralmente os desbravadores tem esse material em casa. Ao concluir o desafio postar o resultado através de fotos nos comentários das postagens do grupo.

FacebooLive

2 – Facebook Live: Ainda como ferramenta do facebook que pode ser usada dentro do facebook groups você pode usar as lives e fazer reuniões online fechadas apenas ao seu grupo. Assim você consegue deixar a galera informada sem sair de casa além de promover desafios e gincanas com os seus desbravadores.


Google Classroom

3 – Google Classroom – Com o Google Classroom você monta uma sala de aula virtual, e pode ir adicionando a galera. Com a sala de aula montada você pode colocar desafios provas e conteúdos com o objetivo de conseguir engajar a sua galera no cumprimento das atividades das classes ou do clube. Essa ferra também pode ser usada junto com o facebook grups, caso você queira aplicar uma avaliação ou coisa do tipo.


Google Forms

4 – Google Forms – com ele você consegue criar formulário e questionários onlines, ferramenta super simples de usar que lhe dá uma série de recursos interessantes para manter a galera engajada com as atividades e requisitos do clube. Essa ferramenta também pode ser usada com o FacebookGroups, você lança o desfio no grupo e as respostas você gerencia pelo googleforms mandando apenas o link para que os desbravadores possam responder as perguntas.4


Hangouts

5 – Hangouts: é uma ferramenta de vídeo chamadas, aonde você pode montar uma sala e fazer as suas reuniões do clube de forma online. Prático e fácil de usar, basta baixar o aplicativo e enviar o link para que seus desbravadores possam acessar e assistir a reunião de forma online.


Desbravadoresac

6 – Desbravadores EAD Mais voltado para o universo dos desbravadores existe o site voltado para especialidades online via EAD, diferente de outros sites nele você não tem a resposta pronta. Você acessa, se inscreve em um curso que é dividido por módulos. O primeiro dele aponta para a apostila da especialidade que geralmente está disponível no site mundo das especialidades. Depois de estudar o conteúdo o desbravador acessa o segundo módulo, nele tem a avaliação da especialidade, que funciona através de um banco de perguntas sobre o assunto, a cada nova tentativa o banco de pergunta embaralha as opções e muda as perguntas e respostas de lugar, tentando testar de fato se o desbravador conhece o assunto. As perguntas foram elaboradas evitando ao máximo usar textos e linhas prontas das apostilas, evitando o copia e cola da respostas. Ao final, se o desbravador conseguir nota superior a 70% de aproveitamento o sistema emite um certificado que é válido apenas para os requisitos teóricos da especialidade. Ficando a critério do diretor aceitar ou não o certificado.



DBVSabeTudo

7 – DBVSabeTudo Mais uma ferramenta disponível é o aplicativo DBVSabetudo, é um game disponível para dispositivos Android aonde você começa a sua jornada como desbravador. Conquistando primeiro o lenço, depois as classes e especialidades, é uma ótima ferramenta para interagir com a galera durante o período de quarentena por causa do vírus.


Agora é só acessar as ferramentas e colocar em prática no seu clube para que o mesmo não pare durante os dias de quarentena por causa do coronavírus.