CLASSE BÍBLICA

Em maio começa a classe bíblica, e se o seu clube preza pela qualidade nos três aspectos físico, metal e espiritual certamente você já tem o planejamento de como vai desenvolver essa atividade com o seu clube.

Antes de entrar nas dicas e explicações vamos filosofar um pouco, POR QUE DEVO FAZER A CLASSE BÍBLICA COM O MEU CLUBE?

Vou listar 5 razões:

PRIMEIRA – Sem a classe bíblica o batismo dos seus desbravadores fica sem uma base sólida sobre as histórias e sobre a mensagem bíblica, muitos dos nossos desbravadores se batizam pela emoção, logo após os eventos tendem a se afastar e sair do clube. Um encontro mais próximo com Cristo, aonde é apresentado o que Ele fez e o seu sacrifício por nós ajuda o desbravador a encontrar no clube e na igreja um porto seguro para os seus problemas. DIRETOR, CAPELÃO E ANCIÃO, você não sabe o que se passa na vida particular dos seus meninos, às vezes o clube é o único suspiro de esperança para uma criança com a vida devastada pelo pecado.

SEGUNDA – Você já deve ter escutado muitas vezes a seguinte frase. “Sem a parte espiritual o clube de desbravadores se torna um clube de escoteiros”. Saiba que é essa frase está correta, estamos alicerçados em três pilares como mencionado no parágrafo inicial (físico, mental e espiritual). Se tirar o principal desses pilares nossos eventos se tornam um clube social e Cristo fica de lado, por isso querido líder não deixe de desenvolver a classe bíblica no seu clube.

TERCEIRA – Qual a sua meta de batismo? A sua meta de batismo representa quantos por cento da meta de batismo da igreja? Lhe desafio a mensurar esses números, você vai descobrir que o departamento dos desbravadores tem uma representatividade muito grande nas metas da igreja. Um clube que realiza batismo é bem visto, tem o apoio da igreja e da comissão.

QUARTA – Você está transformando uma vida! Se recentemente você saiu para fazer algum evangelismo público descobriu que quase todo mundo já tem uma religião, sempre que você bate na porta de alguém para oferecer o estudo bíblico as pessoas costumam dizer que já frequentam alguma igreja ou não estão dispostas. Quando você alonga a conversa começa a descobrir que o entendimento dessas pessoas sobre Cristo é muito superficial, eles utilizam o nome de Jesus como uma espécie de amuleto da sorte ou um socorro para os momentos de dificuldades. Quando você evangeliza para um adolescente, ele está com a mente aberta e disposta a entender a verdade, a faixa etária dos nossos desbravadores são um terreno fértil para plantar a semente do Espirito Santo no coração dos nossos meninos.

Aproveito para lançar outro desafio, pesquise e descubra no seu círculo de amizade quantas pessoas que na adolescência foram desbravadores e por algum motivo abandonaram o clube e a igreja. Depois de alguns escutam uma mensagem que lhes pesou o coração relembrando do passado e dos momentos de felicidade que passaram com o clube. Nesse momento tudo o que você ensinou começa a fazer sentido e o Espírito Santo começa a agir. NÃO MENOSPREZE O PODER DA CLASSE BIBLÍCA.

QUINTA – Mateus 28:19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Você deve fazer a classe bíblica porque é a sua obrigação, levar a mensagem de Cristo a todo mundo em minha geração.

Agora que você já sabe que deve fazer a classe bíblica, vem outro problema: COMO DEIXAR A CLASSE BÍBLICA ATRAENTE? Ninguém merece um encontro enfadonho que dá vontade de dormir, um orador que fala sem a participação do público. Em um mundo cada vez mais tecnológico se você como líder não se adaptar será atropelado pelo mundo. Nossos adolescente vivem na geração Z, se o assunto e a forma de conduzir os seus eventos não forem atrativos eles vão começar a navegar no facebook, instagram e conversar com os outros amigos pelo whatsapp, por isso a exigência de um planejamento caprichado das suas ações não é mais uma ferramenta opcional e passa ser uma obrigação. Inove, interaja, crie um ambiente divertido e propício para o crescimento espiritual e fortalecimento da amizade dos desbravadores, abro um parêntese para afirmar que só oferecer lanche não vai lhe ajudar, seja criativo a internet tem muita informação que pode ser aproveitada.

Segue algumas dicas/links que podem lhe ajudar no desenvolvimento da classe bíblica.

10 coisas para não fazer na classe bíblica. 

14 idéias de especialidades para a classe bíblica.

A classe bíblica e o estudo bíblico individual. 

7 qualidades essenciais para ser um instrutor de classe bíblica.  

Conteúdo para classe bíblica.