Teoria 33

tt333333Cada diretor de clube tem um estilo diferente de administrar uma reunião de domingo e conduzir as atividades do clube, se o seu estilo está indo bem parabéns diretor, agora se você ainda não sabe como fazer eventos equilibrados a intenção é dar uma dica de como proceder para ter um aproveitamento nas três áreas de atuação de um clube de desbravadores.

A teoria 33 é uma sacada simples e eficiente que  consiste em dividir 100% do que você fizer com os desbravadores em 3 grupos de atividades, cada grupo correspondendo a 33%. Os 3 grupos que você deve usar são: Atividades Espirituais, Conteúdo e Atividades de Ação. Vou usar uma reunião de domingo para explicar como funciona a teoria 33. Supondo que a sua reunião tenha duração de 3 horas começando às 8 horas da manhã: Das 8 às 9 você utiliza com atividades espirituais, das 9 às 10 você utiliza para atividades de conteúdo e das 10 às 11 você dedica a atividades de ação. Utilizando a teoria 33 você consegue estabelecer um  equilíbrio das atividades de modo que não perca a parte espiritual, e mesmo assim consiga se divertir e promover conhecimento.
teoria 3333333

Reunião de Domingo com a Teoria 33: Na primeira hora de reunião, utilize o tempo para fazer a abertura, meditação, dinâmicas bíblicas, prova do ano bíblico, atividades das classes como encenação de personagens bíblicos e até mesmo a leitura do livro do ano. A intenção é usar essa hora inicial para desenvolver atividades espirituais. Isso não quer dizer que apenas uma pessoa fica falando e ocupe uma hora apenas com falatórios. Use a criatividade e proponha atividades espirituais dinâmicas e envolventes que encoraje os desbravadores a interagir e participar.

Na segunda hora, use o tempo para desenvolver conteúdo, aproveite para ministrar conteúdo das classes e especialidades.

Já na hora final da reunião, faça com que os desbravadores queimem calorias, lembre-se que são 3 áreas de atuação: Espiritual, conteúdo e ação. Se você for omisso na parte de ação as reunião tendem a ficar monótonas e a empolgação da galera vai indo embora. Tenha em mente que o seu público são adolescentes com muita energia pra gastar, então use esse tempo para: ordem unida, atividades recreativas e de interação. Durante a prática de atividades recreativas o organismo produz uma substância chamada dopamina, essa substância dá a sensação de prazer e satisfação, também esta envolvida no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição e memória, por isso não negligencie esse momento.

Acampamento: Se você captou a ideia, já sabe que o segredo é dividir as suas atividades em 3 áreas: Espiritual, Conteúdo e Ação. Então vamos expandir o entendimento da teoria para um acampamento como exemplo. Ao elaborar o plano de como vai ser o seu acampamento, certifique-se de que 33% das atividades do acampamento serão espirituais, 33% serão voltadas ao desenvolvimento de conteúdo e os 33% restantes vão ser usados para atividades de ação, no final do acampamento os desbravadores brincaram, aprenderam mais sobre Deus e desenvolveram algum conteúdo relevante.

Planejamento: Para finalizar, vamos ver como se aplica a teoria 33 em um planejamento bimestral, semestral ou anual do clube. O funcionamento você já sabe, divida 100% das suas ações em 3 grupos [Espiritual, Conteúdo e Ação], com o ranking e agenda em mãos, selecione as atividades que se enquadram nesses grupos. Divida cada requisito conforme os grupos, veja tabela abaixo. Depois você vai olhar para os requisitos de classes e especialidades que também se enquadram nesses 3 grupos e os lance na tabela, após o terminar de separar os requisito nos grupos, estabeleça datas para a realização de cada item. Se domingo vai ter um passeio de instrução, então veja quais itens espirituais, de conteúdo e de ação podem ser realizados durante o passeio. Se for realizar um acampamento, verifique quais itens podem ser aproveitados no acampamento e assim por diante, vá fazendo as suas divisões mantendo o equilíbrio das 3 áreas.

Plano Mensal
Item Espiritual Conteúdo Ação
01 Lançamento do Ano Bíblico Dividir o clube em classes Realizar um caminhada 8 km
02 Lançamento do Livro do Ano Ministrar 2 especialidades Realizar um programa social na Igreja
03 Concurso bíblico do clube Instrução de nós e amarras Ensaio de ordem unida

Você vai perceber que a teoria na verdade é o “Tripé da Educação”, no qual está centrado todo o programa do Clube de Desbravadores: Mental (Especialidades, Classes, Honras, Trabalhos Manuais, etc.), Físico (Acampamentos, Passeios, Olimpíadas, etc.) e Espiritual (Ano Bíblico, Atividades de Testemunho, etc.)

Você deve ter notado que na teoria 33 a matemática não fecha nos 100%, apenas 1% fica sem ser enquadrado em algum grupo de atuação. Lembre-se que devemos tentar prever os imprevisto e atividades não relacionadas, fique atento a elas e estabeleça um plano B para quando o plano A falhar.

Maranata!

assinatura