Lenço do Desbravador (histórico)

O lenço do desbravador é um dos símbolos mais marcantes dos desbravadores no mundo todo. Ele foi inspirado no lenço dos escoteiros na década de 1950.
Os primeiros lenços tinham as cores das Classes Progressivas e o desbravador usava o lenço da cor de sua classe (AmigoCompanheiroCamarada Guia).
Lenços MV. Cortesia de Marcus Vinicius Teister
Lenços de Líder MV. Cortesia de Antônio Anderson
Conforme os anos passaram, o lenço amarelo (da Classe de Guia) passou a ser usado por todos, sendo o lenço padrão. Ele tinha um globo com o símbolo JMV (Jovens Missionários Voluntários), que depois passou para MV (Missionários Voluntários) e mais tarde passaria para JA (Jovens Adventistas). O lenço de Líder MV era verde e depois mudou para amarelo.
Cortesia de Lucas Wallace
Cortesia Marcus V. Teister
Os lenços passaram por pequenas alterações ao longo dos anos, sendo todas elas no globo, que deixou de ter a sigla MV, depois passou a ser bordado em azul:
Por fim, o lenço passou a ser bordado colorido (sendo fundo branco para diretoria e fundo caqui para desbravadores).
Lenço de Líder
O lenço de líder também teve pequenas mudanças, no passado ele possuia faixas bordadas nas extremidades com as cores das classes progressivas. No final da decada de 1990 ele passou a ter a borda vermelha.
Cortesia de Lucas Wallace
A Divisão Sul-americana é extremamente tradicional em relação ao lenço e não permite que se façam outros tipos de lenço por aqui. O Regulamento de Uniformes de Desbravadores de nossa Divisão, seção V, pág. 45, diz que o clube não pode criar um lenço paralelo. Os desbravadores deverão usar sempre o lenço amarelo oficial, mesmo com uniforme de atividades.
Lenços de Master e Master Avançado
Eventualmente aparecem pessoas com ideias sobre lenços de Master, no entanto, esses lenços não são oficiais, nem regulamentados, portanto nao podem ser utilizados.
 
Lenços em outras divisões
A grande maioria dos países segue o padrão de lenço amarelo. Infelizmente o lenço amarelo não é padrão em todo o mundo. Principalmente na Europa, as Uniões permitem que se desenvolvam outros lenços, de outras cores e modelos.
Veja abaixo alguns lenços usados na Europa:
Lenços numa investidura em Portugal

Lenço usado nos Estados Unidos

Acervo do Museu do Desbravador DSA. Cortesia de Sérgio Rigoli.

Lenço alemão

No Campori da União Central Brasileira (2007) e posteriormente, no Campori da Divisão Sul-Americana em 2014, a estátua de 12 metros do cowboy conhecido como Jeromão recebeu um lenço gigante que permaneceu por todo o evento.

É importante lembrar que para usar o lenço o desbravador precisa ter o mínimo de 10 anos de idade e receber o lenço em cerimônia após recitar o voto do desbravador e passar por uma avaliação. A partir desse momento ele passa a ser oficialmente um desbravador!

O lenço é um dos símbolos mais marcantes dos desbravadores, valorize e honre seu lenço.
Fonte: http://museudodesbravador.blogspot.com.br/2016/03/lenco-do-desbravador-historico.html