Cerimônias -Lenço, Especialidade e Classes

Cerimônia de lenço
desbravadores-marcam-proximo-encontroA cerimônia de lenço é a transformação do aspirante em desbravador. Ele, agora, se torna membro do clube. Por esta razão, não se realiza cerimônia de lenço em Campori.

A entrega do lenço é um momento muito especial para os garotos, pois e quando eles são reconhecidos oficialmente como Desbravadores. Deve ser muito significativa, especial, aconchegante e que impressione os juvenis. Pode ser ao ar livre, mas preferencialmente na Igreja, pois o elo entre o Desbravador e a Igreja Adventista do Sétimo Dia deve ser sempre estimulado. Deve ter obrigatoriamente os seguintes elementos (podendo ser acrescentado outros):

  • Hino dos Desbravadores;
  • Ideais;
  • Bandeiras;
  • Uniforme oficial (gala);
  • Oração de dedicação.

Para que um juvenil, adolescente ou adulto possa receber o lenço, ele deve entender o básico do Clube, para isto ele precisa cumprir TODOS os requisitos do cartão “Nosso Clube: disponível na Associação /Missão e no site oficial. Ele já contem as informações que precisa saber e o que ele precisa fazer. Então, quando o cartão for concluído, o Clube e o Regional farão uma avaliação com o candidato, e se ele for aprovado poderá receber o lenço.

E importante lembrar que para receber o lenço 0 DESBRAVADOR DEVE ESTAR DEVIDAMENTE UNIFORMIZADO COM O UNIFORME OFICIAL, em conformidade com o Regulamento, (este e o único momento em que ele pode usar o uniforme sem o lenço). Ele só pode usar o uniforme apos ter sido aprovado para a cerimônia de admissão. A entrega do lenço pode ser feita por um padrinho do Desbravador, como os pais, ou pelos Conselheiros, que devem ser preferencialmente membros do Clube e estarem com o uniforme de gala.

Investidura

“A investidura é o reconhecimento por comprovação e cumprimento dos requisitos. Isto deve ser feito antes, não na hora da cerimônia. Não se faz perguntas ou exame ao vivo. Pode-se fazer uma demonstração de alguma habilidade previamente planejada. No exame, o bom Líder  busca descobrir no desbravador o sabe; O mau Líder, o que o desbravador não sabe.”

lencoA investidura e um rito especial que se reveste de reverência e compromisso espiritual. É a mais importante cerimônia no programa dos Desbravadores, pois nela a igreja confere algo em caráter sagrado e espera um retorno na forma de serviço abnegado a Deus e ao próximo. Deve ser o momento mais esperado dos Desbravadores durante o ano.

O programa das Classes e como uma escola, onde os meninos e meninas fazem as suas atividades de acordo com a idade pelo período de um ano. Então, ao final desses trabalhos, eles devem ser reconhecidos por isso e então serem investidos.

A investidura deve acontecer, no máximo, duas vezes ao ano, sendo a principal programação de final do ano, na cerimônia de encerramento, pois é quando os Desbravadores conseguiram concluir o trabalho das Classes, e a outra no Dia do Desbravador ou no meio do ano, para os Desbravadores que ficaram com itens pendentes e não conseguiram se investir na cerimônia de encerramento. Se ocorrerem mais programas de investidura no ano, ela perde o seu sentido e grandeza.

Convide todos os Clubes da região e todas as igrejas do distrito para participarem desse momento, para que o Desbravador entenda o seu valor e assim tenha vontade de continuar no Clube e continuar as atividades das Classes. A investidura deve ser parte de um programa especial e nunca acontecer isoladamente. SOMENTE LÍDERES INVESTIDOS PODEM COLOCAR OS DISTINTIVOS NOS DESBRAVADORES. As exceções precisam de autorização do diretor do Ministério de Desbravadores da Associação/Missão. Para ser investido, o Desbravador, o Líder que o investirá e o Regional DEVEM ESTAR COM 0 UNIFORME OFICIAL (GALA) COMPLETO E DE ACORDO COM 0 REGULAMENTO DE UNIFORMES.

Deixo AQUI algumas dicas para Investiduras e Programas de Encerramento.