Planejamento Anual

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Assumiu a direção do clube e agora precisa montar o seu planejamento estratégico e anual? Vamos tentar dar uma força aos diretores na elaboração do PLANEJAMENTO com este artigo. Vale ressaltar que sem o planejamento fica difícil de cumprir todos os requisitos que são pedidos na Agenda e no Ranking de desbravadores, sem contar nos inúmeros desafios relacionados a infraestrutura e equipe. Costumo dizer que assumir a direção do clube e mantê-lo funcionando por um ano é uma coisa, agora assumir a direção do clube,  fazê-lo crescer e mantê-lo vivo pelos anos seguintes é outra situação completamente diferente.

Este artigo vai ser bem prático, a ideia e montar um planejamento para quem não tem experiência com planejamentos [objetivos, metas, financeiros, planos e outros]. Siga as orientações abaixo, e quando terminar de ler este artigo você já vai estar com o seu PLANEJAMENTO pronto.

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Se você já fez o Download do Arquivo, deixe o documento aberto em outra janela. Para simplificar, vou dividir a explicação em 9 partes. A cada parte que você for lendo, já vai preenchendo o com as informações apresentadas.

Vamos nessa.

Parte 1 – Objetivos: Quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve. Para iniciar o seu planejamento estratégico primeiro responda. O que você quer fazer para o seu clube este ano?

Você pode responder de forma simples como os exemplos abaixo.

01 – “Eu quero participar do campori de desbravadores”

02 – “Eu quero ter um clube com 30 desbravadores”

03 – “Eu quero conseguir todos os materiais de cozinha do meu clube”

04 – “Eu quero chegar ao topo do ranking”

05 – “Eu quero…eu quero…eu quero…eu quero…”

Vá escrevendo todas as ações que você quer realizar este ano, faça isso pensando nas principais atividades que você pretende alcançar. Depois de escrever todos os “eu quero”, você precisa mudar o texto pra digitar no planejamento, essa mudança é bem simples, você vai mudar o eu quero por um verbo que mais se adeque a frase. Usando o exemplo acima, os seus “eu quero” podem ficar mais ou menos assim:

 01 – “Participar do campori de desbravadores”

02 – “Manter o clube com 30 desbravadores”

03 – “Investir em materiais de cozinha do meu clube”

04 – “Chegar ao topo do ranking”

05 – “Conquistar..realizar…participar..BATIZAR..Desenvolver..”

Recomendo de 05 a 08 objetivos.

Feito isso, vá lá no arquivo que você baixou e preencha o campo PARTE 1 – Objetivos.

Parte 2 – Metas: Quer saber se seu ano foi produtivo? Então estabeleça e alcance as suas metas, alguns autores acharam redundante repetir objetivos em metas, mas a ideia não é copiar os objetivos mas transforma-los em itens que possam ser mensurados. Então crie suas metas de forma que possam ser mensuráveis.

Exemplos:

01 – Batizar 10 desbravadores

02- Participar com 20 pessoas do concurso de ordem unida

03 – Comprar fogão e freezer e barracas padronizadas.

04 – Alcançar o topo do ranking.

Recomendo de 05 a 08 metas bem pensadas.

O ideal é pensar com cuidado quais as metas você vai estipular, pois a sua meta será cumprir as suas metas.

Já sabe né? vai lá no documento e preencha o PARTE 2 – Metas.

Parte 3 – Equipe : Um bom planejamento deixa claro quem são as pessoas que vão fazer parte da sua equipe e quais são as suas responsabilidades. Então divida a sua equipe conforme os cargos disponíveis em seu clube. Todos acima de 16 anos tem de ocupar um cargo em seu clube, observe os critérios do MANUAL ADMINISTRATIVO e não vá distribuindo cargos sem dar uma olhadinha antes no manual. Alguns cargos são nomeados pela comissão da igreja, outros a diretoria pode escolher: Os principais cargos são: Diretor(a), Diretores Associados, Capelão(ã), Secretário(a), Tesoureiro(a), Instrutores, Conselheiros, Instrutor de classes e outros. [Sempre passe os nomes escolhidos na comissão de sua igreja].

Preencha a Parte 3 – Equipe.

Parte 4 – Infraestrutura : Nessa parte do seu planejamento, você vai realizar um levantamento de tudo o que seu clube precisa adquirir, aqui cabe uma pesquisa das necessidades e dos preço, ao final você vai descobrir quanto de dinheiro você vai precisar.Exemplos: Barracas, panelas, fogão, freezer, machado, lona, cordas, bandeiras, etc…

Parte 5 – Eventos: Aqui você vai relacionar todos os eventos que o seu clube pretende realizar e participar .Tente estabelecer um prévia de pessoas e dinheiro que será cobrado por participantes. Este item vai ser somado ao volume de dinheiro que você vai precisar no ano. Exemplo.

Item Evento Qtde de participantes R$ Unitário R$ Total
01 Acampamento 1 30 30,00 900,00
02 Inscrição Campori 30 50,00 1.500,00
03 Pagamento do campori 30 50,00 1.500,00
04 Caminhada 20km 15 15,00 225,00
4.125,00

Parte 6 – Financeiro: O item financeiro é o somativo dos itens infraestrutura e eventos juntamente com outras despesas como uniformes, taxas e por ai vai. O valor total é a quantia de necessária para movimentar o clube no ano corrente. Exemplo:

Item R$ Unitário R$ Total
01 Investimento em infraestrutura 10.000,00
02 Eventos 4.125,00
03 Uniforme A 3.000,00
04 Uniforme C 2.000,00
19.125,00

Parte 7 – Levantamento de Recurso: Se vai ter gastos esse dinheiro tem de sair de algum lugar, então a pergunta que fica é: De onde vai sair esse dinheiro? Em levantamento de recursos você vai escrever quais são os seus planos para conseguir dinheiro para o seu clube. Tenha boas ideias e as coloque em prática. Exemplos:

01 – Venda de pizzas

02 – Venda de mel

03 – Doações

04 – Mensalidades

Relacione suas principais ideias, e passe para o planejamento com uma data prevista para executar cada ação.

Parte 8 – Plano de ação: O plano de ação consiste em relacionar as principais atividades nas 3 áreas de atuação de um clube: Físico, Mental e Espiritual [leia teoria 33]. Para ficar mais fácil e produtivo, além de definir suas estratégias nas três áreas você também não só pode como deve dar uma olhadinha no ranking e ver quais itens podem ser aproveitados para inserir no plano de ação.

Escolha a forma de plano que melhor se adapte a sua realidade [MENSAL, BIMESTRAL, TRIMESTRAL, SEMESTRAL, ANUAL] depois de decidir como pretende dividir seu plano você vai precisar da Agenda e dos requisitos de classes e especialidades que demandem atividades mais complexas, como uma caminhada por exemplo.

Plano BIMESTRAL – FEVEREIRO E MARÇO
Item Espiritual Conteúdo Ação
01 Lançamento do Ano Bíblico Dividir o clube em classes Realizar um caminhada 8 km
02 Lançamento do Livro do Ano Ministrar 2 especialidades Realizar um programa social na Igreja
03 Concurso bíblico do clube Instrução de nós e amarras Ensaio de ordem unida

 Parte 9 – Calendário: Neste item, você vai estabelecer as datas em que os eventos do ranking e plano de ação vão acontecer. A cada ação realizada, marque como item realizado. Não esqueça de olhar a agenda do desbravador e a agenda do seu distrital antes de começar a preencher o seu calendário.

 

Se você seguiu as dicas, certamente está com seu plano anual montadinho e pronto para colocar em prática. Agora cabe o pedido: APROVE O SEU PLANEJAMENTO NA COMISSÃO DA IGREJA E ENVIE UMA CÓPIA POR EMAIL PARA A COORDENAÇÃO DE DESBRAVADORES. Com a cópia do seu planejamento fica mais fácil criar atividades que vão de encontro com as necessidades dos clubes. Email da coordenação: dbvac@desbravadoresac.com.br

Maranata!

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