Ano novo, novos desafios

materiaisO ano de 2016 começa com inúmeros desafios para os desbravadores do Acre. Notícias chegam à Coordenação que novos clubes estão surgindo no Estado do Acre é que novos diretores estão tomando a frente de clubes antigos. Com este cenário, sempre surge uma pergunta principalmente para os mais novos: Assumi a direção de um clube de desbravadores, e agora o que eu tenho de fazer?

Neste artigo não vamos responder completamente esta pergunta, mas vamos apresentar algumas informações úteis para novos e antigos líderes de desbravadores, segue algumas dicas que podem ser úteis para quem está começando essa jornada na liderança do Clube de Desbravadores.

1 – Agenda: Procure saber o que vai acontecer durante o ano de 2016. Tome conhecimento sobre as principais ações e inicie as suas primeiras reuniões de direção traçando objetivos alinhados com os objetivos da associação e coordenação de desbravadores, sabendo o que vai acontecer facilita muito o planejamento das ações do clube. Você pode acessar a agenda da Coordenação AQUI.

2 – Busque o Topo: Neste ano a AAmO lançou o Ranking de desbravadores. Seu clube tem uma série de requisitos que devem ser cumpridos, dê uma olhada nos requisitos do ranking e trace ações de curto, médio e longo prazo, assim você consegue extrair o máximo de aproveitamento dos encontros com os desbravadores para cumprir o que está sendo pedido.

3 – Manual Administrativo: As duas primeiras dicas servem para lhe dizer o que você tem pela frente, mas são apenas ações. O Manual administrativo vai muito, além disso, ele é o documento norteador das ações de um clube de desbravadores, nele você vai encontrar respostas sobre os Fundamentos dos Desbravadores, Desenvolvimento do Adolescente e da Criança, Administração e Planejamento, Programa do Clube, Fundando um Clube de Desbravadores, O Clube e a Comunidade sem contar que tem uma variedade de formulários e fichas que são usadas no dia a dia de um clube. Tenha acesso agora ao Novo Manual Administrativo dos Desbravadores.

4 – Uniforme: Seus meninos e meninas só se tornarão desbravadores de fato quando receberem o lenço, até lá serão chamados de aspirantes. Então, uma das primeiras ações que devem ser tratadas durante as reuniões inicias é a confecção do uniforme de gala. Imagina você saindo com o seu clube para um evento como o Vida por Vidas ou Impacto Esperança com a metade do clube sem o lenço? Vai ficar parecendo que os desbravadores não marcaram presença, por isso crie a cultura do lenço em seu clube. Mas para receber o lenço é necessário ter o uniforme de gala completo e de acordo com o Regulamento de Uniformes. Outra pergunta que surge é como conseguir materiais para uniformes de gala com preço mais acessível? Leia este artigo e descubra como.

5 – Especialidades:  Imagine este cenário, o clube existe há mais de 3 anos e até hoje os líderes não usam a faixa pois não tem especialidades. Quê tipo de problema encontramos nesse cenário? Certamente a prática de classes e especialidades está sendo negligenciada ou é ineficiente, pois em 3 anos tem tempo de sobra obter algumas especialidades. Para que isso não aconteça com seu clube, acesse agora o Novo Manual de Especialidade e tenha acesso a todos os requisitos para cumprir as especialidades dentro do seu clube. De quebra, vou deixar um link AQUI para que vocês acessem mais de 50 apostilas de especialidades com conteúdo de primeira, baixando o manual e as apostilas você já pode iniciar o desenvolvimento das especialidades hoje mesmo em seu clube.

6 – Classes: Já dizia um velho ditado: Clube sem classe não tem classe. Mas como iniciar as classes no clube? Isso nós vamos responder mais para frente através de matérias neste mesmo site, mas por enquanto você pode acessar os cadernos que vão lhe ajudar bastante:

AMIGO, COMPANHEIRO, PESQUISADOR, PIONEIRO, EXCURSIONISTA E GUIA.

7 – Classe bíblica: Por fim, inicie as primeiras reuniões investigando um pouco sobre vida dos seus desbravadores, descubra seus aspectos culturais e familiares e vá preparando o terreno, pois logo vai iniciar o ano bíblico e classe bíblica. Monte a sua equipe para ir trabalhando essa área em seu clube.

Porém, não esqueça que antes de começar a cumprir todas essas dicas, coloque-se nas mãos do Todo Poderoso, para que Ele lhe molde e conduza suas decisões. Com certeza, dará tudo certo.

 

Maranata e até a próxima!

assinatura

 

Deixe um Comentário

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *